BNCC e as dez competências gerais que devem orientar o processo de aprendizagem

Alzira Willcox

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) aponta aprendizagens essenciais cujo objetivo é a aquisição de dez competências gerais que definem o cidadão que se quer formar e a educação que se deseja para todos.

O documento que expressa a Base Nacional Comum Curricular é moderno e suas diretrizes visam à “construção de uma sociedade ética, justa e inclusiva”. Sabemos o tanto de utopia que permeia o trabalho e a sua divulgação.

Sabemos que as escolas particulares já se preparam e reúnem condições para fazer um bom trabalho. E sabemos também quais serão as dificuldades da escola pública – dificuldades das quais governantes e governados têm conhecimento.

Mas vamos falar das competências que são o foco principal da BNCC. Elas definem o cidadão que se pretende formar e norteiam a educação que se deseja para todos.

O que é competência?

Competência, segundo a BNCC, é a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Essa competências devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo de todos os anos da Educação Básica e atravessam e permeiam cada um dos componentes curriculares, habilidades e aprendizagens essenciais especificadas no documento do BNCC.

Entenda-se que as competências não são de forma alguma componentes curriculares. Na verdade são transdisciplinares porque atravessam todas as áreas do conhecimento e etapas da educação. As competências norteiam as escolhas curriculares e facilitam a sua compreensão.

E quais são essas competências?

1. Conhecimento

Valorizar e aplicar conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar na construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    1. Pensamento científico, crítico e criativo.
    2. Repertório cultural.
    3. Comunicação
    4. Cultura digital
    5. Trabalho e projeto de vida.
    6. Argumentação.
    7. Autoconhecimento e autocuidado.
    8. Empatia e cooperação.
    9. Responsabilidade e cidadania.

Fiz o destaque do conhecimento já que estamos tratando de conhecimento como competência. Para que fique mais claro porque vai além da base da pirâmide cognitiva.

No mais, todas as competências são elucidadas no documento do BNCC, especificando de que forma determinada competência pode ser desenvolvida. Na verdade, precisamos analisá-las profundamente porque são ambiciosas e abrangentes.

As competências gerais mantêm-se as mesmas da Educação Infantil ao Ensino Médio e, obviamente, se desdobram em cada etapa para que possam atender à fase de desenvolvimento do estudante.

Uma orientação por competência tem em si o apelo para o aluno ir além de apenas compreender conceitos, mas propor e experimentar soluções em situações verdadeiras, conectadas à sua realidade e vivência.

Toda a ideia de trabalhar competências se apoia na aposta em um ensino menos estanque, que permita ao estudante assumir um papel mais participativo na sociedade, sendo capaz de discutir e argumentar com base em princípios e valores construídos ao longo de todo o processo.

Como referencial teórico a BNCC é perfeita. Resta-nos acompanhar a sua aplicação na prática, no dia a dia das escolas, na preparação e valorização docente, sem a qual nenhum projeto pedagógico pode ser bem sucedido.

 

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